Image description

Cooperativa de Estudos, Investigação e Formação Ambiental CRL

Gestão de Resíduos

Segurança & Higiene no Trabalho

Optimização de Processos e Sistemas

Sistemas de Gestão Ambiental

Declaração Ambiental de Produtos (DAP)

Análises de Ciclo de Vida (ACV) 

Análises Custo-Benefício (ACB) 

 Desenvolvimento Sustentável

Construção Sustentável 

Economia do Carbono

Educação Ambiental

Turismo e Consumo Sustentáveis

utilizamos metodologias e ferramentas desenvolvidas na CEIFA ambiente Lda com o objetivo de promover a prevenção de resíduos e o regresso de recursos desperdiçados à esfera produtiva.

desenvolvemos consultoria, formação e fornecemos acompanhamento técnico tendo como objectivo eliminar ou reduzir ao máximo os riscos a que os trabalhadores estão expostos nos seus locais de trabalho.

 

Através de analises de fluxos de materiais e energia (AFME) desenvolvemos projetos de consultoria visando aumentar a eficiência económica e ambiental de sistemas industriais de produção, logística e consumo

apoiamos instituições públicas e privadas que queiram implementar e certificar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) mais adequado às suas especificidades 

Declaração Ambiental de Produtos (DAP) – Um objetivo das Análises de Ciclo de Vida é promover a utilização de produtos com menores impactes ambientais. DPA são instrumentos que documentam a “mochila ecológica” de produtos, permitindo a sua certificação e a transparência desta informação aos clientes. 

Para se conhecer exatamente os impactes ambientais dos produtos que consumimos é necessário analisar – desde a extração dos recursos naturais que os compõem até ao seu fim de vida útil – todos os impactos que esses recursos vão produzindo à medida que vão sendo transformados, processados, consumidos e geridos quando se tornam resíduos. Realizamos ACV com o software UMBERTO

Na fase de decisão sobre um empreendimento, é importante fazer uma análise cuidada dos custos e benefícios económicos, ambientais, sociais e institucionais que esse empreendimento vai envolver a curto e longo prazo. As nossas ACB baseiam-se em metodologias inovadoras, multidisciplinares e participativas que não reduzem os problemas à sua dimensão económica.

 

compreender corretamente este conceito é o primeiro passo para compreender os grandes desafios com que as sociedades se debatem atualmente. Oferecemos formações sobre este tema que visam promover não só a reflexão, mas também a implementação prática de projetos visando o desenvolvimento sustentável a nível local e global. 

abordamos este tema conscientes que o ambiente edificado tem fortes impactos ambientais em todas as suas fases de vida, desde a construção, passando pela fase da sua utilização, até à sua demolição. O objetivo das nossas atividades de consultoria e formação nesta área é divulgar tecnologias e materiais que tornem os edifícios (novos e velhos) mais amigos do ambiente.

Reduzir as emissões de dióxido de carbono e de outros gases que contribuem para o aquecimento da atmosfera terrestre é uma preocupação constante da nossa equipa. Desenvolvemos projetos visando a redução do consumo de energia de origem fossil na indústria, nos edifícios e nos transportes, bem como a promoção de energias renováveis.

atuamos na área da formação ambiental entendendo-o como um pilar decisivo de um desenvolvimento sustentável. Produzimos materiais didáticos, oferecemos formações presenciais e em formato e-learning, 

organizamos (muitas vezes em parcerias) eventos visando a sensibilização do público em geral para os potenciais de desenvolvimento que o ambiente oferece e a necessidade de os utilizar de forma a não pôr em risco o desenvolvimento das gerações futuras.

organizamos e desenvolvemos eventos promovendo formas de turismo e consumo sustentável (formações, ateliers, visitas de estudo, etc.)